Apresentação

A Copa do Mundo é um torneio internacional realizado pela FIFA (Federação Internacional de Futebol) e ocorre a cada quatros anos em um país anfitrião.
A primeira edição foi realizada em 1930 sediada pelo Uruguai e contou com a participação de poucos países, apenas 13, porém com o crescimento do evento são efetuadas etapas clasificatórias com dois anos de duração e com 200 seleções de países. Na fase final o torneio conta com 32 seleções divididas em grupos.
A promoção desse torneio esportivo tem sido uma grande estratégia para a atração de investimentos e de visibilidade internacional e um grande impulsionador da economia. Em 2014 o Brasil será novamente o país anfitrião do evento – em 1950 a Copa do Mundo foi realizada aqui – e somente 12 cidades farão parte do torneio, dentre ela Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Segundo o site oficial do governo federal brasileiro sobre a copa do mundo de 2014, estima-se que deverão ser agregados 183 bilhões ao PIB do Brasil até 2019.
O presente trabalho tem por finalidade apresentar e discutir os impactos econômicos, os benefícios e a visibilidade internacional que o Brasil terá com o evento e também os investimentos realizados em alguns setores do país, tais como:
– Infraestrutura (estádios, mobilidade e outros)
– Turismo – Comércio e Consumo
– Geração de empregos
– Tributos

Deixe um comentário